ADIUB IMPLANTA TECNOLOGIA DE VIDEOMONITORAMENTO INTELIGENTE NO DI-III
- Cria Propaganda

- 21 de jan.
- 3 min de leitura
Evento reuniu cerca de 100 pessoas, incluindo autoridades municipais, representantes das forças de segurança e empresários

A Associação do Distrito Industrial de Uberaba (ADIUB) inaugurou oficialmente, na noite de ontem (20/01), o sistema de monitoramento inteligente implantado no Distrito Industrial III (DI-III). A cerimônia aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA – CODAU) e reuniu diretores, associados, empresários e autoridades.
Entre os presentes, estiveram a prefeita Elisa Araújo, o vice-prefeito Maurício de Sá, o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera, o presidente da CODAU, Rui Ramos, a presidente da ACIU, Lídia Prata, o conselheiro Mário Vilmair Silvestre Pereira, representando a CDL Uberaba, o coronel da Polícia Militar Rodrigo Wolf Luz, o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Josias Soares de Freitas Júnior, além de outros militares, secretários municipais, representantes de outras associações e de diversas empresas de vários distritos da cidade.
O presidente da ADIUB, Celso Brait Neto, conduziu a abertura do evento e apresentou um panorama da atuação da associação, abordando a trajetória, as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas ao longo dos anos de preparação para a implementação do sistema. Como destaque, mencionou o recapeamento da Av. Filomena Cartafina, realizado em 2023, obra importante que resultou de uma junção de esforços entre diversas entidades, incluindo a ADIUB e o Governo Municipal; também os esforços para mitigação de maus-tratos a animais, o investimento em sinalização e, por fim, o sistema de monitoramento.
Para apresentar os detalhes técnicos, o empresário Guilherme Rezende, responsável pela implantação do monitoramento, realizou uma exposição e demonstrou a eficiência dos equipamentos em tempo real. "O sistema implementado no DI-III compreende recursos de última geração: além de filmar e armazenar, ele tem um poderoso sistema que permite identificar veículos a partir de placa, cor, modelo ou mesmo detalhes, sendo uma ferramenta completa para segurança e para inteligência de tráfego", explicou.
O coronel Rodrigo Wolf Luz também destacou a importância da parceria entre a Polícia Militar e a iniciativa privada para o fortalecimento da segurança pública. "Hoje a Polícia Militar tem olhos em todo lugar. Falar em tecnologia e inteligência, dentro da PM, é o que há, pois, para superar os limites físicos, tivemos que nos reinventar. O caminho para que a segurança se torne mais inteligente é a parceria com instituições como a ADIUB, e essa parceria beneficia a todos, porque transforma informação em ação imediata", afirmou.
A prefeita Elisa Araújo também ressaltou os benefícios do novo sistema. "Eu vejo com muito bons olhos esse sistema implantado, porque ele vai trazer mais segurança para aquele espaço, e segurança não é um detalhe. Quero dizer que acredito no associativismo. Vamos fazer da ADIUB uma associação de todos os distritos, porque vemos mais forte a representatividade junto ao poder público, junto às forças de segurança e até junto ao Ministério Público", declarou.
Além da apresentação das câmeras, a cerimônia foi marcada por homenagens a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da ADIUB. Foram agraciados a prefeita Elisa Araújo, o promotor Carlos Alberto Valera, o presidente da CODAU, Rui Gomes Nogueira Ramos, o empresário Vicente de Paulo Machado, presidente da Consube, além de Luiz Maurício Pereira, colaborador da Mosaic e integrante da primeira composição da associação, e os ex-presidentes Daniel Rajão e Tarcísio Fúlvio dos Santos. Em homenagem póstuma, foi entregue placa in memoriam a Geovana Bessa Prado Brait, recebida por sua mãe, Fátima, e seus irmãos, Lucas e Luís Rafael.
"Para nós é um momento de grande realização, já que iniciamos o ano de 2026 fazendo esse balanço positivo e com a consciência de que todas as metas estabelecidas foram cumpridas. Agora, estamos seguindo o planejamento para que essa corrente de associativismo seja cada vez mais produtiva, entregando benefícios reais para as empresas, dialogando com muito respeito com o poder público e sendo uma voz organizada de quem investe e gera prosperidade para a cidade. Aproveitando o ensejo, convido todos os empreendedores que estão instalados em áreas industriais a conhecerem o trabalho da associação e a fazerem parte dessa transformação positiva para Uberaba", finalizou Celso Brait, presidente da ADIUB.


















